sábado, 22 de junho de 2013

Como Lidar Com A Artrite Reumatoide



A artrite reumatoide é uma doença degenerativa crônica que se caracteriza por causar inflamação da membrana sinovial (membrana que alimenta, cobre e protege a cartilagem) juntas.

A inflamação desta membrana é responsável pela dor, o inchaço e claramente visível a sensação rígida que os pacientes podem sentir na parte da manhã. A persistência da inflamação da membrana sinovial provoca danos e erosões ósseas.
A doença afeta com mais virulência uma articulação do que outra e tem outras que nunca se alteram. As mais afetadas são os pulsos, os dedos das mãos e dos pés, cotovelos, ombros, quadris, joelhos e cotovelos. Esta enfermidade afeta principalmente as mulheres e costuma aparecer por volta dos 40 e 45 anos. No entanto crianças e idosos podem adquiri-la.

A causa do aparecimento da doença é desconhecida. Foram estudados os agentes infecciosos, como bactérias ou vírus e, embora os dados sugestivos encontrados em alguns casos, ainda não há evidência para apoiar a sua participação. Especialistas acreditam que ele pode ter uma origem genética uma vez que o próprio sistema imunológico ataca as articulações, por não reconhecê-los como seus próprios e, assim, se torna inflamado. Também se acreditava que certas proteínas que são transmitidas através da hereditariedade poderiam predispor à doença.


Os Sintomas Da Artrite Reumatoide:

O principal sintoma da doença é a inflamação que é perceptível a olho nu. Às vezes, pode ocorrer vazamento do líquido sinovial. A inflamação das articulações afetadas provoca dor no indivíduo que sofre. Também aparecem caroços (nódulos reumatoides) em áreas de atrito da pele, como os cotovelos, costas dos dedos das mãos e dos pés. Também pode ser localizado no interior do corpo. Ao longo do tempo existe uma deformação devido à deterioração progressiva das articulações afetadas.

Muitas vezes, faz com que a pele e membranas mucosas se ressequem. Isto faz com que ocasione a inflamação e subsequente atrofia das glândulas que produzem lágrimas, saliva, sucos digestivos, ou fluido vaginal (síndrome de Sjogren). Rigidez articular é outro sintoma da doença. Geralmente aparece na parte da manhã e gradualmente desaparece como o paciente exerce sua atividade diária.

Ela também pode causar febre e, ocasionalmente, uma inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite), que causa danos nos nervos nas pernas ou feridas (úlceras). A inflamação das membranas que envolvem os pulmões (pleurisia) ou envolva o coração (pericardite), ou a inflamação e cicatrização dos pulmões pode causar dor no peito, falta de ar e função cardíaca anormal.

Porque o aparecimento de sintomas da doença não é claro no início, o diagnóstico precoce pode ser difícil. No entanto, é muito importante que seja diagnosticada o mais cedo e isso depende da evolução da patologia. Então, quando é suspeito de sofrer com esta condição é importante consultar um reumatologista para determinar qual é o tratamento mais eficaz. Quando a artrite reumatoide evolui, radiografias detectam erosão das articulações. Além disso, os testes de sangue detectam a presença de um anticorpo característico da doença.
Tratamentos Da Artrite Reumatoide:

O tratamento da artrite reumatoide engloba dois tipos de medicamento: os que são utilizados para aliviar a dor (anti-inflamatórios e esteroides) e os que tratam a doença em longo prazo. Estes últimos podem ser efetivos, usados por semanas e mesmo por meses após o tratamento. Não é eficaz em cem por cento dos pacientes, o que faz com que os médicos prescrevam vários de forma sequencial até encontrar aquele que sema mais eficiente e melhor tolerado.

A vida de uma pessoa com artrite reumatoide tem que adaptar-se a sua enfermidade. Evitar uma vida agitada, movimentos bruscos, dormir uma média de dez horas, evitar trabalhos pesados. Durante o trabalho, procurar se manter em posição ereta na cadeira e evitar ficar com o pescoço e costas dobrados por muito tempo. Evitar dobrar as articulações e manter seus braços e pernas estendidos.

O calçado tem de ser flexível, forte e de couro. O calcanhar deve ser confortável, de largura do peito do pé e do ante-pé elevada o suficiente para que não haja atrito. A obesidade pode levar ao excesso de peso sobre as articulações, por isso, tentar manter uma dieta saudável e equilibrada e evitar o ganho de peso.

A artrite reumatoide é uma doença comum, uma vez que uma em cada dez pessoas tem. A doença ocorre mais frequentemente em mulheres e idosos não necessariamente, mas os homens podem sofrê-la também.

0 comentários:

Postar um comentário